DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO CRUSOE

O labor divulgativo das universidades e institutos tecnológicos que integram a rede CRUSOE não se detém durante o curso e oferecem diversas iniciativas de formação científica e cultural, dentro do compromisso permanente de inovar, renovar-se e gerar inquietudes de conhecimento. A oferta é ampla e abrange temas de interesse geral como saúde, ambiente, literatura, educação, história, arte, idiomas ou novas tecnologias. Estes cursos estão dirigidos a alunos, professores, profissionais do sector e, em geral, qualquer pessoa com a inquietude de continuar a aprender.

Las posibilidades formativas de los centros universitarios de CRUSOE permiten optar por la modalidad presencial, semipresencial o la modalidad online, que cuenta cada vez con mayor demanda.

  • Universidade da Coruña
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Beira Interior
  • Universidade de Burgos
  • Universidade de Cantábria
  • Universidade de Coimbra
OBRADOIROS DE CULTURA COM UMA VARIADA OFERTA EM DANÇA, FOTOGRAFIA OU TEATRO

A oferta cultural da Universidade da Corunha começa no mês de janeiro com a inscrição nos obradoiros de cultura, que oferecem cursos sobre iniciação à dança contemporânea, fotografia criativa, iniciação ao teatro, desenho de vestuário para artes escénicas e criação literária. Todos eles terão lugar no Centro Cultural Universitário, Campus de Esteiro, em Ferrol.

Por sua vez, no campus de Riazor, A Corunha, serão realizadas diversas oficinas de fotografia, rádio, música experimental, video-criação, pintura artística ou restauração de mobília.

CULTURA E APRENDIZAGEM DE IDIOMAS PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E O PÚBLICO EM GERAL

Em fevereiro começará uma nova edição dos cursos de idiomas gratuitos, promovidos pelo Departamento de Idiomas e Culturas da Universidade de Aveiro (DLC-UA), através de seu Gabinete ForLínguas. Alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e russo são os idiomas que poder-se-ão estudar no segundo semestre do curso, de 17 de fevereiro até o 9 de junho. Também propor-se-á o ensino da linguagem de senhas, o nível de iniciação e o inglês para fins específicos (preparação para o exame Académico I e IELTS).

Estes cursos estão concebidos para estudantes, professores e pessoal da UA, mas também para a comunidade em geral, e levam-se a cabo ao finalizar a jornada de trabalho para poder compatibilizar os horários.

CIÊNCIA E CULTURA ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO BIAL E A SUA INVESTIGAÇÃO SOBRE O SER HUMANO

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Beira Interior (FCS-UBI) recebe a exposição itinerante "Fundação BIAL - 25 anos", onde se mostra o trabalho desta organização em prol do estudo e da investigação científica do ser humano, bem como a evolução da investigação médica e científica, não só em Portugal mas também também no resto do mundo.
No final de 2020, a exposição cobrirá vários lugares do norte ao sul do país, incluídas todas as universidades onde se ensina medicina em Portugal, além de algumas instituições européias e norte-americanas.

ACTIVIDADES CULTURAIS E UM FORO DE REFERÊNCIA PARA O TEATRO DE VANGUARDA “FESTIVAL CENA ABERTA”

Ao longo do curso, a Universidade de Burgos propõe numerosas atividades de Extensão Universitária relacionadas com a cultura: concursos de fotografia e desenho, música, dança, cinema e documentários, exposições de arte, bem como mostras e ciclos de teatro. Durante o mês de janeiro tem lugar o “XXI Festival Cena Aberta 2020”, um foro de referência da vanguarda escénica em nosso país, onde as companhias participantes oferecem novas formas de percepção da realidade, inovando a produção teatral e o processo criativo.

CAMPUS CULTURAL DE PROMOÇÃO DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O Campus Cultural da Universidade de Cantabria é uma iniciativa para difundir o conhecimento, promover a criação artística e cultural, e facilitar o acesso à cultura da sociedade. Apresenta através de suas actividades grande variedade de temas em formatos ​atraentes destinadas a públicos não especializados, entre elas, a divulgação científica, através da Sala da Ciência.

A Sala apresenta experiências científicas e outro tipo de actividades amenas e formativas para todos os públicos que possam estimular o interesse pela ciência suscitando perguntas que ajudem a compreender melhor os fenómenos e conceitos científicos.

PROJETOS CULTURAIS E INICIATIVAS RELACIONADAS COM O DESPORTO PARA OS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS

Além de diversos projetos culturais, a Universidade de Coimbra leva a cabo outras iniciativas relacionadas com o desporto, como EMPATIA, um programa para promover o bem-estar dos estudantes atletas preuniversitarios. Financiado pelo programa Erasmus +, um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto, EMPATIA tem como objectivo contribuir a melhorar o bem-estar dos estudantes preuniversitarios envolvidos no desporto de elite, propondo um programa educativo para os pais e tutores destes atletas.

  • Universidade de León
  • Universidade de Oviedo
  • Universidade de Salamanca
  • Universidade de Santiago de Compostela
  • Universidade de Valladolid
  • Universidade de Vigo
VARIADA E EXTENSA OFERTA DE FORMAÇÃO EM DIVERSAS MATÉRIAS ATRAVÉS DE CURSOS, OFICINAS E JORNADAS

A Universidade de León propõe uma extensa oferta de Extensão Universitária, através de congressos, jornadas, seminários, oficinas e cursos, dirigidos à comunidade universitária em general, o seu alumnado em particular, mas também a qualquer pessoa interessada numa temática concreta para se formar ou aprofundar nela. Desde janeiro levar-se-ão a cabo cursos, laboratórios e oficinas sobre matérias tão diversas como arte vocal, avaliação de livros antigos e modernos ou fomento de competências profissionais.

ACTIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS AO ALCANCE DE TODOS E DIFUSÃO DO PATRIMÓNIO ARTÍSTICO

A Universidade de Oviedo é, por tradição, um dos motores culturais de Astúrias, com uma intensa agenda de actividades gratuitas disponíveis todos: música, teatro, palestras, exposições e cinema. Estes ciclos chegam ao oriente e ocidente asturianos da mão de Universidade, junto à programação continuada da Aula Valdés Salas (Salas), a Casa de La Buelga (Ciañu) e a colaboração permanente com a Fundação José Cardín Fernández (Villaviciosa) e a Fundação Valdés-Salas (Salas).

Ademais, através de sua galeria virtual GAUDEO, a Universidade asturiana converteu-se num referente à hora de difundir seu património artístico de mais de quatro séculos de história com este ambicioso projecto baseado na última tecnologia.

CICLOS DE ARTE E FESTIVAIS DE MÚSICA PARA UMA AMPLA AGENDA DE VIDA CULTURAL

A Universidade de Salamanca é uma parte ativa da vida cultural das cidades em que se encontra. Ciclos e festivais como “O documentário do mês”, “Salamanca Barroca”, “CulturALcampus” ou “As Noites do Fonseca” estão nas agendas das pessoas mais ativas. Além destes ciclos já consolidados, podem-se beneficiar de numerosas exposições e atividades no teatro Juan del Enzina, as salas de exposições de Fonseca ou nas faculdades.
O compromisso também atinge ao desporto e, nesta área, a instituição organiza torneios para toda a comunidade e todos os níveis de exigência em mais de 20 disciplinas, com bolsas e reconhecimentos académicos aos desportistas mais involucrados.

ACTIVIDADES E PROJETOS CRIATIVOS DE TODO O TIPO PARA A PROMOÇÃO CULTURAL E O CONHECIMENTO DE DISCIPLINAS ARTÍSTICAS

A promoção cultural é uma das linhas de ação da Universidade de Santiago de Compostela para impulsionar a realização de actividades culturais e projetos criativos. Ao mesmo tempo, põe em funcionamento cursos destinados a adquirir e ampliar o conhecimento em diferentes disciplinas artísticas como teatro, fotografia, dança, música, além de um programa específico de “Astronomia Cultural”. Também organiza durante o curso concertos, exposições, representações teatrais, projecções de filmes e outras actividades culturais dirigidas à comunidade universitária e à sociedade em geral.

CITAS MUSICAIS DE PRESTÍGIO INTERNACIONAL E FOMENTO DAS ARTES ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO E O MUSEU

A Universidade de Valladolid organiza ao longo do curso diversas citas culturais que têm atingido grande prestígio como o Festival Internacional de Jazz, “Universijazz”, que começou o seu andamento em 2002, e por ele têm passado mais de 100 artistas e agrupamentos de jazz de primeira linha e fama internacional. Em Julho também se celebra ESTIVAL UVA, que reúne destacados músicos de nosso país como Luz Casal, Javier Ruibal ou Jorge Drexler, que participaram na anterior edição.

Ademais, a Universidade conta com as actividades da Fundação Alberto Jiménez-Arellano Alonso, cuja finalidade essencial é o fomento das artes. Por sua vez, o Museu (MUVa), como órgão dependente do Vice-reitorado de Extensão Universitária, se inaugurou em abril de 2002, e desde então tem contribuído a fomentar a imagem e actividade cultural da Universidade ao serviço da sociedade.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL COM PRÊMIOS E OFICINAS PARA A CRIAÇÃO ARTÍSTICA E A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

A Universidade de Vigo tem como objectivo impulsionar a criação de redes de colaboração e fortalecer o tecido cultural, através de uma programação plural que recolha multiplicidade de expressões artísticas dirigida à comunidade universitária e à sociedade. A instituição convoca prêmios de criação artística nas disciplinas de pintura, fotografia, fitas demo de música e criação audiovisual, em suas modalidades de curta-metragem narrativa, documentário, vídeo publicitário, animação e vídeo experimental.

Também organiza oficinas para a criação artística e a transmissão de conhecimentos culturais e científicos, promove atuações teatrais e espectáculos na rua, organiza um programa musical com impulso a bandas ou solistas emergentes, bem como uma Semana de Cinema Submarino ou Cinema Lingua.

  • Universidade Católica de Ávila
  • Universidade Européia Miguel de Cervantes
  • Universidade Pontificia de Salamanca
  • IE University
  • Universidade do Minho
ACTIVIDADES CULTURAIS E PROMOÇÃO DE ACÇÕES SOCIAIS, VOLUNTARIADO E PROJETOS DE COOPERAÇÃO

O serviço de Extensão Universitária da Universidade Católica de Ávila oferece e coordena atividades universitárias complementares das académico-docentes e investigadoras, especialmente no âmbito cultural. Entre outros serviços, promove atividades culturais, ações sociais ou voluntariado e projetos de cooperação com América do Sul.

CURSOS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E JORNADAS DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE TEMAS DE INTERESSE SOCIAL E CULTURAL
Esta Universidade conta com um Serviço de Projeção Institucional e Cultural que se encarrega de coordenar e gerir as diferentes actividades de extensão universitária que organiza a UEMC em colaboração ou não com outras instituições: cursos de formação complementar, cursos de verão, jornadas de especialização e UEMCtalk. Com isso se pretende completar a formação académica dos alunos e ligar com âmbitos e temas de interesse para a sociedade em general.
ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO SOBRE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA E UM CURSO INTERATIVO PARA APLICAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Para este ano, a Universidade Pontifícia oferece cursos presenciais, semi-presenciais e on-line. Em primeiro lugar, relacionado com “Descobre-nos Informática”, oferece oficinas de Virtualização e criação de Videojogos. Também prepara uma oficina sobre “A utilidade das Práticas Restaurativas aplicadas a diversos âmbitos”, bem como um curso semipresencial sobre “Mediação no âmbito das comunidades de vizinhos”, e outro sobre “Mediação no âmbito escolar e educativo”. No capítulo de cursos on-line, poder-se-á aceder a “A cidade das emoções”, um curso interativo para entender, valorizar, desenvolver e aplicar a inteligência emocional.
ARTE, HUMANIDADES, ECONOMIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL

Esta instituição académica organiza durante o curso conferências, seminários e atividades relacionadas com a arte, as humanidades, a economia e a divulgação científica a nível nacional e internacional. Entre as últimas actividades levadas a cabo destaca a participação da IE University na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, com um painel titulado “O papel das universidades na implementação da Agenda 2030”.

Também se projectaram uma série de vídeos do artista Will Benedict na fachada do campus de Madrid, dentro da iniciativa “Educação for Sustainability”. Este projecto reflete o apoio à educação como força impulsora da mudança na economia, a sociedade e a biosfera dentro do marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Nações Unidas.

UNIDADES CULTURAIS PARA DAR SERVIÇO À COMUNIDADE NO CAMPO DA ANIMAÇÃO CULTURAL E A ARTE

A Universidade de Minho desenvolve uma intensa actividade cultural graças ao trabalho de suas unidades culturales, coordenadas pelo Conselho Cultural. Estas unidades brindam um serviço importante à comunidade, com apoio, serviço e assessoramento especializado, e também são interlocutores no campo da animação cultural e o desenvolvimento da arte e os valores humanísticos.

As unidades culturais da Universidade de Minho são: o Arquivo Distrital de Braga, a Biblioteca Pública de Braga, Casa do Conhecimento, Casa Museu de Monção, Centro de Estudos Lusíadas, Museu Nogueira da Silva e a Unidade de Arqueologia.

  • Universidade do Porto
  • Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro
  • Instituto Politécnico do Porto
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Instituto Politécnico de Cávado e do Ave

CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DO PATRIMÓNIO ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES E EVENTOS CULTURAIS E ARTÍSTICOS

A formação e a produção cultural são um aspeto fundamental da missão desta instituição. Uma parte importante baseia-se na conservação e difusão de seu património, através dos museus, sem esquecer o espaço privilegiado da Galeria dos Leões para a arte contemporânea. Ademais, diariamente, programam-se no campus exposições periódicas, conferências, reuniões literárias, concertos, oficinas e outros eventos culturais e artísticos.

No âmbito da difusão científica, realizam-se eventos, mostras e jornadas de portas abertas para meninos e jovens com o fim promover o gosto pelo conhecimento e despertar as vocações dos futuros universitários. A Universidade também põe em andamento iniciativas como o Programa de Estudos Universitários para Seniores, e programa anualmente uns 400 cursos de educação contínua.

ESPAÇO CULTURAL ABERTO E PATROCÍNIO DE PROJETOS RELEVANTES DE CINEMA OU MÚSICA

A missão de UTAD no campo das Artes e a Cultura é fazer do campus um espaço aberto, eminentemente cultural, que estimule práticas académicas, cívicas e democráticas. Além de uma agenda de eventos regulares, a Universidade apoia projetos relevantes realizados na comunidade (exposições, ciclos de cinema, concertos), dando-lhes visibilidade através dO seu patrocínio. O Grupo de Missão para as Artes e Cultura, criado em 2013, é a fonte de dinamização de actividades, em muitas ocasiões coordenadas com entidades locais, regionais e nacionais.

Entre outros eventos próximos para este curso destacam as XII Jornadas de Genética e Biotecnología, destinadas ao intercâmbio de conhecimento científico, ou o VII Congresso Internacional de Viticultura, que permitirá difundir e actualizar as inovações científicas e técnicas da viticultura e a enología das regiões de montanha.

INICIATIVAS DE DIFUSÃO CULTURAL, CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO E PARTICIPAÇÃO EM ACTIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS

O Instituto abre as portas dos campus à comunidade externa, colaborando ativamente na dinâmica cultural das cidades onde tem presença, com iniciativas e centros como o Teatro Helena Sá e Costa, localizado na ESMAE, que leva mais de 12 anos com uma agenda semanal de atividades, ou o Museu do ISEP, onde podem ser vistas e estudadas algumas das melhores peças do património da Academia Politécnica. Também destacam as Oficinas Socioeducativas do Politécnico do Porto, e a participação em atividades socio-educativas da cidade, em escolas e associações.

PROMOÇÃO DE ACTIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS COM UM PROGRAMA PARA ESTIMULAR O CONTACTO COM A ARTE

A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi criada com o intuito de fomentar o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais no IPVC, bem como a educação artística, não só dos estudantes do IPVC, mas também das crianças e jovens da região. A Oficina Cultural do IPVC tem desenvolvido nos últimos anos uma programação completa que tem como objetivo estimular o contacto com a arte, proporcionando à comunidade interna e externa do IPVC o acesso às obras de alguns dos artistas plásticos portugueses mais importantes.

SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO, APOIO CULTURAL E INVESTIGAÇÃO APLICADA PARA O MEIO DA REGIÃO

O Instituto Politécnico de Bragança está comprometido a aumentar a relação com a comunidade externa, através da provisão de serviços de capacitação, apoio técnico e cultural e o desenvolvimento de serviços de investigação aplicada, desenvolvimento experimental e consultoria de interesse para o meio empresarial da região e o país. Entre outros serviços, proporciona informação de interesse sobre produtos e serviços, capacitação técnica e oferta tecnológica, bem como um serviço para procurar pessoal qualificado (carteira de emprego).

Entre as actividades que oferece proximamente se encontra, por exemplo, um curso para a aquisição de habilidades básicas na área de Higiene e Segurança no Trabalho que permitam o desempenho de funções de prevenção e protecção contra riscos profissionais.

PROMOÇÃO DE GRUPOS MUSICAIS, DESPORTIVOS E CULTURAIS PARA TODA A COMUNIDADE ACADÉMICA

Um dos objectivos do Politécnico do Cávado e do Ave é a promoção de grupos académicos a nível musical, desportivo e cultural. Estes serviços procuram fomentar e estimular actividades extra-curriculares, de carácter lúdico, em toda a comunidade académica. O Instituto organiza eventos culturais como exposições, debates, workshops de capacitação e outras atividades tendo en vista despertar o interesse para iniciativas culturais. Atualmente, o IPCA conta com grupos musicais de tunas, fado e um coro académico, e seu projecto é colaborar na criação de novos grupos de teatro e fotografia, entre outros.