lecture-3986809-cooperacion-redcrusoe

O programa IACOBUS nasce como projecto de colaboração entre Universidades e Centros de Ensino Superior da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) GALIZA – NORTE DE PORTUGAL.

O programa financia projetos de intercâmbio entre alunos e docentes das universidades de Galiza e Norte de Portugal. Seu objectivo é fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos dos centros de ensino superior: professores, pesquisadores, e pessoal de administração e serviços (PAS), com o fim de levar a cabo atividades formativas, de investigação e divulgação.

O programa foi ampliado ao resto dos centros académicos da Macrorregião (RESOE): Castilla e León, Astúrias, Cantabria e Centro de Portugal.

As 3 linhas de actuação são:

1.- Programas de Mobilidade: em formato BOLSA seguindo a metodologia IACOBUS.

  • Mobilidade entre pesquisadores.
  • Mobilidade entre alunos
  • Mobilidade entre pessoal de administração e serviços PAS.

2.- Cooperação académica para obtenção de titulações universitárias.

A CRUSOE perfila-se como espaço de cooperação, para títulos universitários unidos às linhas de RIS macrorregional quando as Universidades participantes o decidirem.

3.- Cooperação académica para Projetos Interuniversitarios.

Um exemplo disso é a participação em programas do SUDOE, como o projecto Tecnologias Digitais e Novas Arquitecturas para Inovar a Formação – FORMAINOVADIGITAL – que tem como alvo reforçar o funcionamento sinérgico e em rede da I+D+i a nível multinacional nos sectores específicos do SUDOE a partir da especialização inteligente. Nesta linha, pretende potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, e sua prioridade é promover as capacidades de inovação para um crescimento inteligente e sustentável.